Alfacinha cooks #1

A terça-feira de Carnaval é conhecida no Reino Unido como Pancake Day, ou seja, a desculpa perfeita para comer panquecas ou crepes.
Gulosa que sou, esta foi uma tradição britânica que abracei muito rapidamente!

No entanto, quando voltei para Lisboa e depois com o início do novo ano, decidi começar a ter algum cuidado com a alimentação. Não tenho feitio para extremos, mas algumas mudanças aqui e ali têm-me ajudado a sentir melhor. Então quis experimentar umas panquecas mais “saudáveis”: leio tantas vezes histórias de pessoas que adaptam receitas de acordo com os seus gostos/necessidades alimentares que resolvi experimentar.


Substituí a farinha normal por farinha integral de trigo, o leite por leite de amêndoa/avelã,  e o açúcar branco pelo mais castanho que encontrei! Ficaram uma delícia! Já as experimentei algumas vezes desde então e digo-vos: são super rápidas e fáceis de fazer. Aqui fica a receita:

Para 2 panquecas (estilo Americano):
– 2 ovos;
– 5 colheres de sopa de leite de amêndoa ou avelã;
– 150g de farinha integral de trigo;
– 2 colheres de sopa de açúcar castanho;
– 1 pitada de sal;
– pepitas de chocolate preto e/ou Reese’s Peanut Butter chips

Misturar a farinha, açúcar, sal, leite numa taça e misturar bem.
Juntar as pepitas a gosto.
Levar metade da massa ao lume (baixo) numa frigideira anti-aderente coberta com uma tampa (eu uso uma tampa de uma das minhas panelas, desde que tape a frigideira funciona!).

Aqui ficam as fotos dos ingredientes que usei no sábado passado para a panqueca do meu pequeno-almoço.

Espero que gostem! Se experimentarem a receita deixem os vossos comentários abaixo. E se tiverem sugestões de outras receitas sou toda ouvidos!

T xx

3 Comments

  1. 03/03/2015 / 10:19 am

    O sumo de laranja, o café e a vista sobre o Tejo já me cativaram definitivamente. A panqueca tem muito bom aspecto, mas … só provando.

  2. 03/03/2015 / 10:20 am

    O sumo de laranja, o café e a vista sobre o Tejo já me cativaram definitivamente. A panqueca tem muito bom aspecto, mas … só provando.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.