Buckingham Palace

Ultimamente tenho pensado bastante na minha “bucket list” de coisas que quero fazer em Londres enquanto moro por cá. E como o regresso a Lisboa se avizinha (será no dia 21 de Outubro!), já comecei a riscar coisas da lista!

A mais recente foi a visita ao Palácio de Buckingham, que abre os State Rooms ao público durante o verão, quando a Rainha e a família real passam a tradicional temporada em Balmoral.


Marquei a minha visita duas semanas antes, para as 10h30 e com direito à Queen’s Gallery, aos Royal Mews e aos State Rooms, o ponto alto da visita, onde este ano está instalada uma exposição sobre a infância dos membros da família real.

Seguindo a sugestão das meninas da bilheteira, comecei pela Queen’s Gallery, onde se encontrava uma exposição sobre a época Georgiana e os desenvolvimentos feitos nessa altura nas várias residências reais.

Vista a galeria, dirigi-me aos Royal Mews: o Estábulo Real. Nesta zona podemos ver os vários coches e viaturas utilizadas pela família real em situações de gala. Entre os vários coches podemos ver o que transportou a Rainha na sua Coroação, bem como o que a transportou na comemoração do Jubileu de Diamante, em 2012!

Finalmente chegamos à parte mais ansiada: o Palácio em si! 

A visita leva-nos aos State Rooms, as salas utilizadas pela Rainha para recepções oficiais e eventos de Estado. 

A área aberta ao público faz parte do que era originalmente a Buckingham House, propriedade do Duque de Buckingham, e foi posteriormente aumentada e desenvolvida pelo famoso arquitecto John Nash. As salas são maravilhosas, especialmente para quem, como eu, gosta de conhecer o interior de palácios, e imaginar a vida da família real de outros tempos.

Fiquei especialmente impressionada com a Picture Gallery, desenhada por John Nash para expor a colecção de arte do Rei Jorge IV. A sala é linda e a colecção de arte faz inveja a muitos museus!

Para além de permitir ver a sala do Trono, onde foram tiradas as fotografias do casamento da Rainha com o Duque de Edinburgo, do Príncipe André com Sarah Ferguson e mais recentemente dos Duques de Cambridge; ou a sala onde foram tiradas as fotos do baptizado do Príncipe George de Cambridge, a visita conta este ano também com a exposição Royal Childhood.

Esta exposição mostra vários brinquedos e roupas utilizadas ao longo dos tempos pelas crianças reais em eventos que se tornaram famosos. Mas a parte melhor, e o centro da exposição, é o filme sobre a Rainha, de criança a Mãe: uma colecção de vídeos caseiros, que mostra o aspecto mais familiar da Rainha. Desde criança a brincar com a irmã, a Princesa Margaret ou com a Rainha Mãe, a fazer coreografias e a divertir-se como qualquer criança, até já em adulta, a brincar com os filhos. É um lado novo da família real que mostra como para além de serem um símbolo internacional do país, também são, no fundo, uma família!

Adorei visitar o Palácio. Para já acho que não poderia sair de Londres sem o fazer, e depois acho que vale mesmo a pena, as salas são lindíssimas, a colecção de arte é fabulosa e a exposição Royal Childhood, com uma nova visão sobre a família real, estava muito bem conseguida.

Se estiverem a planear uma viagem a Londres nas próximas semanas, ou durante o verão do próximo ano (entre Julho e Setembro), recomendo vivamente uma visita ao Palácio!

T xx

2 Comments

    • 18/09/2014 / 4:04 pm

      Dava-te uma coisa: o audio-guide da visita tem uma apresentacao do Prince Charles! Mas a exposicao é muito gira mesmo…eles fazem sempre umas exposicoes interessantes nesta abertura de verao, pode ser que consigas ver no ano que vem! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.