Ílhavo e a Fábrica da Vista Alegre

Um dos passeios que fazemos sempre nas férias de verão, é até à Fábrica da Vista Alegre em Ílhavo.

No sítio onde fica a fábrica, fundada no século XIX, podemos também ver o “complexo social” da Vista Alegre: um bairro mandado construir pelo fundador da empresa, para a habitação dos seus operários, já que na altura as terras mais próximas ficavam ainda longe. Assim, a Vista Alegre não tem só a fábrica e as lojas (uma normal, outra loja de fábrica, ou outlet), mas também uma Igreja e o bairro operário, com refeitório, creche, teatro, etc.

Este complexo da VA tem também um museu, que expõe a evolução e história da casa desde a fundação, passando pelo alvará Real até à actualidade: vale imenso a pena visitar, há peças na colecção que dão vontade de trazer para casa!
Já visitei o museu por duas vezes e adoro. OK, é certo que a primeira visita foi no 6º ano com o Ciclo (a escola onde andei na Figueira) e tenho mais memória da música que ia a ouvir (Everything Changes dos Take That, gravado numa cassete, a tocar no meu fiel walkman!) do que do museu em si, mas a experiência ficou e já voltei, prestando mais atenção!


É quase uma viagem no tempo até aos primórdios daquela que é uma das mais antigas e valiosas (em termos culturais pelo menos) marcas portuguesas – viagem que adoro fazer, sempre que posso!

Nesta visita fiquei feliz por ver que tanto a fábrica original como o museu estão actualmente em renovações! Só com estes trabalhos de preservação é possível manter a memória para as próximas gerações.

Fica a sugestão e umas fotografias que tirei a caminho da VA, de umas casas em Ílhavo que me fascinam desde pequena. Têm características de Arte Nova e, a meu ver, qualquer coisa de mágico.


Vocês já visitaram a Vista Alegre? E Ílhavo? Conhecem algum (outro) complexo do género?

T xx

4 Comments

  1. cantinhodacasa
    07/08/2014 / 9:01 pm

    Que lugares e casinhas lindas!

  2. 12/08/2014 / 9:27 pm

    Gostei do pormenor da música! 😀 Imagens muito giras!

    • 18/08/2014 / 8:59 pm

      obrigada 🙂 não sei porquê tenho memórias muito específicas de certas coisas…essa é uma delas! haha

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.