Férias de Verão

Na passada sexta-feira, cerca das 17h30min, entrei de férias. “Emigra” que se preze, faz férias em Agosto! Para mim, férias querem dizer Figueira da Foz – chegada a Portugal no sábado a noite, foi para aí que rumei, com os meus pais e o Ganzas (o gato!), no Domingo de manhã.

Foi na Figueira que passei a maior parte da minha adolescência, e mesmo tendo já passado mais anos de vida a viver em Lisboa, continuo-me a sentir em casa por cá – e é só aqui que consigo desligar completamente e aproveitar ao máximo as férias!

Há várias tradições nas férias de Agosto:Um almoço de frango assado do Rei dos Frangos. Fica ao pé da casa do Sporting e tem não só os melhores frangos assados do universo, como um arroz de feijão de comer e chorar por mais. Adoro!

Tomar café na Geladaria Emanha da Esplanada, com vista para o enorme areal da Figueira e para o famoso (e limpinho de novo) relógio. Esta tradição tanto pode ser de dia como de noite. E quando se diz “tomar café” deve-se ler: comer uma bola de gelado do sabor “Emanha”, o sabor especial da casa que é delicioso!

Dar um passeio à noite pela zona do “Picadeiro”, passando pelo Forte de Santa Catarina, pela Esplanada, pelo Casino e pela zona central de restaurantes e cafés.

Nesta altura de Verão, a Figueira está cheia de gente, sejam emigrantes vindos para as tradicionais férias de Agosto (eu, claro, e mais os emigrantes em França, na Bélgica, Suiça, Luxemburgo, etc.), como turistas Espanhóis ou de outras zonas de Portugal. É sempre animado estar na minha terra adoptiva nesta altura do ano: entre animação de rua, concertos, espectáculos, comida fantástica e bom tempo para a praia, há sempre qualquer coisa para fazer!

Parte das férias é também passear por Portugal e explorar zonas que ainda não conheço, ou matar saudades dos sítios de que mais gosto. Este ano, para além da também já típica visita a Ílhavo (para ir à fábrica da Vista Alegre) e a Aveiro (ovos moles!!), estamos a planear também outros passeios ao Norte do país, que me estão a deixar curiosa e entusiasmada. Fiquem atentos porque certamente estes passeios vão aparecer no blog!

Deixo-vos com mais algumas fotografias que tirei na Figueira nestes primeiros dois dias de férias. 

E vocês, já foram de férias? Para onde costumam rumar? Contem-me nos comentários. E boas férias se for caso disso! 🙂

T xx

7 Comments

  1. 5th August 2014 / 2:18 pm

    Que lindas fotografias! A Figueira continua maravilhosa! Onde é o painel de azulejos da Sacavém? Acho que nunca o vi…

    • 6th August 2014 / 11:01 pm

      obrigada 🙂 o painel está na entrada do mercado, acho que também nunca tinha dado por ele até terem feito obras por lá, mas é tão giro, não é? Lembra-me outro, noutra terra adoptiva minha!

  2. 5th August 2014 / 8:09 pm

    ADOREI! 🙂 As fotos e o texto.

    • 6th August 2014 / 11:02 pm

      obrigada! 🙂 havia tanto a dizer sobre a Figueira, não há internet que chegue! haha

  3. cantinhodacasa
    5th August 2014 / 9:43 pm

    Há muito anos que não vou à Figueira e já passei férias aí.
    Belas fotos.
    Boas férias e apareça por Braga.

    • 6th August 2014 / 11:04 pm

      Muito obrigada! Passei pela zona de Braga numas férias de verão há dois anos e adorei, quem me dera voltar! 🙂

  4. 17th September 2014 / 10:22 am

    Olha a Figueira! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.